CNH Suspensa

Ter a CNH suspensa é um problema que ninguém quer enfrentar. Mas, se por um eventual problema isso acontecer, quais são os caminhos para se reverter? Entenda sobre esse processo e outros detalhes no decorrer deste texto.

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o documento oficial que permite os brasileiros a guiarem veículos em todo território. Ela deve ser solicitada no órgão de trânsito de cada estado (Detran); e somente após testes é que se libera o documento.

Com a carteira em mão precisamos seguir à risca o que é recomendado no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), para não perdemos a licença de dirigir. Nem sempre todos conseguem atender as centenas de observação do código e terminam ficando sem a CNH.

E agora, o que fazer?

Quem passou por uma autoescola sabe que o CTB relaciona infrações de trânsito com números de pontos. E quando se ultrapassa os 20 pontos, nossa habilitação fica bloqueada, ou seja, legalmente não podemos dirigir.

Essa suspensão dura 12 meses, mas se for reincidente, este prazo se estende para 24 meses. Normalmente receberá uma notificação do Detran (no endereço especificado em seu registro de motorista).

É possível reverter essa suspensão? Sim!

Na verdade, quando receber a notificação de uma multa, você já poderá apresentar uma defesa. A partir de uma linha argumentativa convincente, você conseguirá anular a infração e, consequentemente, os pontos na carteira.

No caso da CNH suspensa o processo é um pouco mais complexo. Uma defesa também precisa ser apresenta no prazo de até 30 dia após o recebimento da notificação; é interessante fundamentar sua solicitação de revisão dessa suspensão; dominar a legislação de trânsito é essencial.

Você precisará conhecer a fundo as multas auto suspensivas, por exemplo. Um conjunto de infrações que tem alto valor a ser pago, e mesmo que não tenha pontos, a CNH será suspensa automaticamente. Entre os casos mais comuns estão:

  • Dirigir sob efeito de álcool;
  • Se negar a fazer o teste no bafômetro ou outro exame para constatar ou não a ingestão de álcool;
  • Participar de “rachas”;
  • Não prestar socorro em acidentes de trânsito;
  • Conduzir motocicleta sem capacete;
  • Ultrapassar velocidade máxima da via, acima de 50% do permitido.

Essas são alguns tipos de infrações que automaticamente podem suspender sua CNH.

HABILITAÇÃO SUSPENSA

Por que não se deve dirigir com CNH suspensa?

Alguns motoristas insistem em dirigir mesmo com a habilitação cassada, isto é um tremendo equívoco. Essa atitude só agravará mais a situação, caso passe por uma blitz, por exemplo, a suspensão só aumentará. Além disso, você:

  • assumirá todas as responsabilidades de um acidente de trânsito;
  • terá limitações no trabalho, caso precise dirigir um veículo corporativo;
  • terá dificuldades em renovar a apólice de seguro de seu carro;
  • não poderá trabalhar em empresas de aplicativos caroneiros.

São muitas sanções e prejuízos que ninguém quer ter. Porém, se precisar reverter essa situação, conte com os serviços da Apto Serviços.

Analisaremos o seu caso, apresentaremos um recurso eficaz junto aos órgãos fiscalizadores de trânsito em sua cidade e conseguiremos que arquivem o processo que mantém sua CNH suspensa. Entre em contato para maiores informações.

Nós ligamos para você!