Como aumentar meu score

Aumentar o score é possível? Sim. A ferramenta mais usada no mundo para analisar capacidade de crédito das pessoas, o score pode ser aumentado a partir de comportamento financeiro harmonioso. Veja como isso funciona.

O score é um instrumento que muitas instituições financeiras usam para identificar os riscos que terá liberando crédito para determinadas pessoas. Ele é quantificado de 0 a 1000, mas dividido em várias faixas que identificarão o nível de risco de atraso que o consumidor oferece.

Para ilustrar como se organiza o score, confira alguns exemplos:

  • De 0 a 399 o risco de atraso do contribuidor é de 96%;
  • De 400 a 599 o risco de atraso fica em 25%;
  • De 600 a 1000 o risco de atraso é mínimo, fica na casa dos 5%.

O ideal é se manter acima dos 500, mas para isso precisa seguir algumas dicas. Verá a seguir as principais.

Não compre mais do que pode pagar

É uma dica muito usual, porém para aumentar o score é uma das melhores. Não pode comprar mais do que recebe, e deve estipular valores para cada área de consumo. Na prática precisa determinar quanto vai gastar com lazer, até quanto vai comprar no supermercado e controlar os custos fixos (luz, água e telefone).

Saia do SPC e Serasa

Certamente se estiver com restrição de crédito isto é ruim para seu score. Na verdade, será difícil até de conseguir um empréstimo consignado. Então, você precisa o quanto antes quitar as pendências. Dessa forma, além de recuperar sua capacidade de crédito, terá chances de aumentar seu score.

Pague tudo dentro do prazo

Logo ter esse hábito não só vai te ajudar a aumentar seu score, mas também, reduzirá seus gastos com taxas de mora e juros. Se normalmente esquece, ou só paga contas atrasadas, você estar se prejudicando e derrubando seu score.

Primeiramente faça uma lista ou planilha com os vencimentos de suas faturas. Hoje existem até aplicativos de smartphone que ajudam a fazer essa organização. Quanto mais se adequar a essa regra, mais fácil vai ser alcançar os níveis seguros de score.

Limite os gastos no cartão de crédito

Suas compras no cartão de crédito devem atender a seguinte premissa:

  • Não podem atingir os 30% do valor limite;

SCORE BAIXO COMO RESOLVER

São essas as nossas dicas para que você possa aumentar seu score. E se estiver com alguma pendência no SPC e Serasa que te impeça de crescer nessa referência de crédito, procure a Apto Serviços. Temos planos ágeis e eficazes para melhorar sua vida financeira. Entre agora em contato.

Nós ligamos para você!