Habilitação Cassada

Ter a habilitação cassada significa inicialmente ficar 2 anos sem dirigir. Já pensou nas consequências que isso teria em sua vida profissional e pessoal hoje? Entretanto, isso não precisa ser assim, existem meios legais que evitam que você não fique sem conduzir seu veículo. Leia até o final, e entenda como.

Certamente receber uma notificação do Detran dizendo que sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) foi cassada é um susto que ninguém quer passar. Porém, se isso acontecer, é necessário entender as causas, e depois recorrer a essa decisão.

A cassação da habilitação é sinal de que cometeu infrações gravíssimas, e o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em algumas situações, pune desta forma. Vale lembrar que ter a CNH suspensa é diferente de ter a habilitação cassada. A primeira situação é uma pena mais leve, resolvida de maneira mais ágil. Já a segunda, precisará de uma defesa mais complexa.

Os motivos para ter habilitação cassada

As principais infrações que levam um condutor a ter seu direito de dirigir cassado são:

  • Se dirigir qualquer veículo com sua CNH suspensa;
  • Ser levar outra suspensão em menos de 12 meses depois de ter cumprido a primeira punição;
  • Quando for condenado por cometer crime de trânsito.

Nessas situações o Detran abre um processo administrativo para dar início a cassação. Logo, quando não se recorre em tempo hábil, o motorista fica os 2 anos sem poder dirigir, refará exames, e até realizar cursos de reciclagem de condução.

Os prejuízos de ter a habilitação cassada

O que mais deve te preocupar é o ônus que vem quando sua CNH é cassada. Quem é motorista profissional, por exemplo, pode ser dispensado pelo empregador. Porém, outros prejuízos estão associados a esse problema:

  • Valores altos das multas – as infrações gravíssimas são as mais caras na tabela de multas. Quando não se recorre ao processo administrativo instaurado pelo Detran, precisará arcar com esses valores.
  • Transtorno na locomoção – muitas pessoas tem na ponta do lápis os custos de ir e voltar do trabalho. Escolhem o carro ou moto porque conseguem economizar. Mas, com habilitação cassada, essa conta muda. Terá que custear ônibus, táxi, metrô… E se levava os filhos na escola, esse custo aumenta ainda mais.
  • Risco de ser preso – dependo da infração que tenha cometido, se não fizer sua defesa, pode até ir para cadeia. Então é necessário saber como poder contornar esse risco de forma legal.
  • Prejuízos com veículo – imagine se só você dirige seu carro, ele passará 2 anos sem sair da garagem? Não dá para ficar só ligando para “esquentar” o motor, o automóvel precisa rodar nas vias, para evitar problemas mecânicos.

Recorra no caso de CNH cassada

A melhor forma de evitar esse transtorno é recorrendo. Montar uma defesa e apresentar ao Detran, em tempo, hábil. Assim não perde o direito de dirigir, nem assume tantos prejuízos.

Se precisa de ajuda para não ter sua habilitação cassada, conte com o time eficiente da Apto Serviços. Atendemos em todo país, e com nossa experiência, rapidamente seu problema será contornado. Entre já em contato!

Nós ligamos para você!