Habilitação suspensa

Inegavelmente ter a habilitação suspensa representa problemas financeiros, e pessoais. E para quem usa a CNH no trabalho, pode inclusive, perder o emprego. Acompanhe o texto até o final, e descubra como evitar que sua carteira de motorista seja cassada.

A primeira coisa que as pessoas buscam saber é como a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) pode ser suspensa. De acordo com o Código Trânsito Brasileiro (CTB) existem as seguintes situações:

  • Receber infrações de trânsito, que somadas atinjam 20 pontos;
  • Ser notificado por infrações auto suspensivas.

Vamos entender essas duas categorias.

Sistema de pontos

Dentro do capítulo XV do CTB constam as infrações, suas penalidades e quais medidas administrativas devem ser tomadas. Aqui conhecemos entre outras coisas, o nível da infração, que é dividida, segundo as resoluções do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), da seguinte maneira:

  • Leve (equivale a 3 pontos)
  • Média (equivale a 4 pontos)
  • Grave (equivale a 5 pontos)
  • Gravíssima (equivale a 7 pontos)

Então, se o motorista for somando multas nesses diferentes níveis (no período de 1 ano), e alcançar os 20 pontos, terá sua habilitação suspensa. Depois que o Detran (órgão de trânsito estadual) iniciar o processo administrativo, o condutor fica impedido de renovar sua licença.

Nesse caso do sistema de pontos, ao receber a notificação de multa, é possível recorrer, e apresentar uma defesa. E até mesmo, dessa maneira anular o processo administrativo iniciado; respeitando todos os prazos, e possibilitando a renovação da CNH (durante a avaliação da defesa), por exemplo.

Habilitação suspensa por infrações auto suspensivas

Essas infrações são entre as graves e gravíssimas. Quando o condutor é autuado nesse grupo, ele perde o direito de dirigir automaticamente. Dentro do grupo dessas multas estão:

  • Dirigir sob efeito de álcool;
  • Conduzir motocicleta, ciclomotor, motoneta sem o capacete (também se aplica ao passageiro);
  • Fazer corridas em vias públicas sem autorização;
  • Não realizar o bafômetro ou qualquer outro exame solicitado pela autoridade fiscalizadora;
  • Se envolver num acidente de trânsito e não prestar socorro à vítima.

São casos complexos, mas que podem ser reavaliados, e evitar que a CNH seja suspensa.

Prejuízos para quem dirige com a Habilitação suspensa

A principal perda para quem teve o direito de dirigir suspenso, é sem dúvida não poder utilizar seu veículo. Mas, àqueles que insistem em sair com o carro da garagem, mesmo com a CNH suspensa, correm sérios riscos.

Numa colisão de trânsito, em veículo terceiro, terá que arcar com todo prejuízo. E há depender do grau do acidente, poderá responder em juízo.

Outro ponto é que não tem como renovar o seguro auto, é necessário estar com a habilitação atualizada para ter uma nova apólice. Seu patrimônio estará descoberto de qualquer eventual problema.

As pessoas que trabalham como motorista, ou utilizam o carro da empresa para realizar suas atividades, não podem dirigir. É um transtorno para empresa, e pode culminar no fim do contrato.

Se está com problemas na sua CNH, procure a Apto Serviços. Temos grande experiência em resolver esse tipo de situação. Em tempo hábil acharemos a solução para que possa dirigir novamente. Então, se está com a habilitação suspensa, entre em contato.

Nós ligamos para você!